A escola ambiental auxilia na demonstração do equilíbrio em uma visão global da formação de estratégia, o posiciona o ambiente ao lado de três forças centrais, o processo, a liderança e a organização, que descreve diferentes dimensões dos ambientes estratégicos.
O ambiente é o agente principal no processo de geração da estratégia, a organização deve participar do conjunto de forças gerais e garantir uma boa adaptação.
As organizações se agrupam em nichos diferentes do estilo ecológico, pois os estrategistas necessitam de descrições densas, com respeito ao tempo, aplicação e contexto.
Um bom exemplo seria a empresa Natura que mudou sua postura com relação ao meio ambiente e que refletiu no surgimento de uma
demanda por eco-produtos. Isso torna a introdução da questão ambiental na estratégia das empresas uma importante forma de construção de vantagens competitivas.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
"Escola Ambiental: Um Processo Reativo"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A postura das empresas nas estratégias voltadas para o meio Ambiente acabam se confundindo diretamente com as intenções da empresa junto aos seus clientes, que muitasd vezes adquirem aos produtos da empresa A ou B por estas empresas contribuirem diretamente no meio Ambiente.
ResponderExcluirconfundindo diretamente a estratégia que fora criada para demonstrar que a empresa vê valor no ambiente e não está disposta a colaborar com a degradação, mas sim com a conservação.
Vejo que nesta escola se tem a opção de escolher entre ser mais uma ou ser uma empresa diferente pois com a estratégia voltada para o ambiente a empresa vai ganhar um espaço a mais no mercado pois utiliza de recursos antes desprezados e em contra partida beneficia o meio ambiente mas nem sempre isso tem um resultado positivo e cabe aos gestores analisarem periodicamente o planejamento para não sair do foco.
ResponderExcluir