A escola de posicionamento, dominante nos anos 80, foi impulsionada por Michael Porter, que seguiu um trabalho sobre posicionamento estratégico acadêmico. Adotou a redução das posições genéricas selecionadas por meio de análises formalizadas da situação do segmento, o que provou ser lucrativo, tanto para consultores como para acadêmicos.
A formulação da estratégia necessita de uma análise minuciosa do ambiente interno e externo, junto com as análises feitas da indústria, tudo para avaliar as ameaças e oportunidades do ambiente junto ao modelo estratégico utilizado pela empresa.
As estratégias são posições genéricas, especificamente comuns e identificáveis no mercado econômico e competitivo. O processo de formação ocorre dessa seleção de posições com base em cálculos analíticos.
Os analistas possuem papel importante no processo, pois mostram os resultados oficiais aos gerentes que irão controlar as opções, sendo totalmente articuladas e implementadas.
Um exemplo de empresa que utiliza a escola de posicionamento é a WTORRE RESIDENCIA, pois a mesma foca em um escopo competitivo, liderança de custos, diferenciação e enfoque.
A formulação da estratégia necessita de uma análise minuciosa do ambiente interno e externo, junto com as análises feitas da indústria, tudo para avaliar as ameaças e oportunidades do ambiente junto ao modelo estratégico utilizado pela empresa.
As estratégias são posições genéricas, especificamente comuns e identificáveis no mercado econômico e competitivo. O processo de formação ocorre dessa seleção de posições com base em cálculos analíticos.
Os analistas possuem papel importante no processo, pois mostram os resultados oficiais aos gerentes que irão controlar as opções, sendo totalmente articuladas e implementadas.
Um exemplo de empresa que utiliza a escola de posicionamento é a WTORRE RESIDENCIA, pois a mesma foca em um escopo competitivo, liderança de custos, diferenciação e enfoque.
A formação da estratégia deve ser um processo analítico de seleção das posições genéricas no mercado econômico e competitivo. A responsabilidade total sobre o processo é do executivo principal, mas entram em cena os analistas para a execução dos cálculos e mais cálculo analíticos utilizados para gerar as opções estratégicas. As estratégias surgem prontas deste processo analítico para serem articuladas e implementadas, pois o mercado indica as estratégias e as estratégias dirigem a
ResponderExcluirorganização no mercado.
Uma analise analitica pode proporcionar oportunidades para os acionistas da empresa, proporcionando conhecer todos os nichos de atuação e os setores detalhadamente, isso auxilia os mesmos em encontrar com eficiencia até os minimos erros da rotina diária da companhia.
ResponderExcluir