Mercadólogos

quarta-feira, 23 de junho de 2010

"Escola Cultural: Um processo Social"

Coloque o poder de frente para um espelho e sua imagem reversa é a cultural. Enquanto o primeiro termo concentra-se em interesse próprio e fragmentação, o ultimo concentra-se em interesses comuns e integração – formação de estratégia como um processo social baseado em cultura, ou seja, é a união de uma coleção de indivíduos integrada dentro de uma organização.

A cultura pode ser estudada sob o ponto de vista de algumas pessoas de fora ou dentro da organização, que assume uma posição objetiva sobre as razões pelas quais as pessoas se comportam como o fazem, as quais são explicadas pelo caráter único dos relacionamentos sociais e econômicos.

A formação da estratégia ocorre através de um processo de integração social, baseado em crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização. A estratégia assume uma perspectiva coletiva e é refletida nos padrões pelos quais os recursos ou capacidades da organização são protegidos e usados para sua vantagem competitiva.

Um bom exemplo é a empresa Petrobrás que presa a cultura desde as pessoas que trabalham para a empresa até mesmo a cultura externa do pais.

3 comentários:

  1. A Escola Cultural preocupa-se com a influência da cultura na manutenção da estabilidade estratégica. Para esta escola, a cultura está
    presente em cada objeto do nosso dia-a-dia, naquilo que comemos, na música que ouvimos, no modo como comunicamos.

    ResponderExcluir
  2. A escola Cultural pode sofrer muitas divergencias já que em grande parte do Brasil encontran-se diversas culturas dentro das outras, não podemos dizer que o estado de São Paulo não seja o estado dos nordestinos, dos sulistas, e de outras etnias do nosso Brasil.
    felizmente encontramos a possibilidade de ter em nossa administração estratégias voltadas para praticamente todas as nossas culturas.

    ResponderExcluir
  3. Vejo que é bem interresante a escola cultural pois pode preocupar-se com inumeras possibilidades e tenta ser flexível pois precisa atingir vários nichos e isso necessita de uma mudança específica para cada cultura local, e sendo assim pode haver uma instabilidade no planejamento e na estratégia.

    ResponderExcluir