A escola empreendora centra o processo em um único líder, porém incentiva a instituição a ter sabedoria e experiência. A estratégia, passou de projetos, planos ou posições para um foco mais central, a visão.
Esta visão serve como inspiração, pois é uma representação estratégica que foi criada na cabeça do líder como perspectiva do futuro da organização.
A estratégia é um processo baseado na experiência e na visão de forma decidida do líder, mantendo o controle da implementação, que tende a ser deliberado e emergente. Age em forma de nicho no mercado, protegendo-se contra a concorrência.
O conceito da escola pode ser aplicado em empresas mais novas que necessitam de estímulo e uma visão crítica do processo, pois as organizações precisam de líderes para sair de uma estrutura simples e tornarem-se organizações personalizadas.
Um exemplo seria a empresa Google que hoje é uma das maiores empresas do mundo e apesar das crises econômicas, continua em pleno crescimento. Os índices de produtividade dos profissionais são surpreendentes e a empresa a cada ano que passa consegue inovar, melhorar e criar novos investimentos, que por sinal trazem um retorno gigantesco.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
"Escola Empreendedora:Um processo Visionário"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vejo que a escola empreendedora utiliza-se da pirâmide pois o líder ou presidente tem um sentido visionário e experiente de tal maneira que arrisca uma estratégia para crescimento no mercado o pode dar certo ou errado dependendo da sua analise crítica.
ResponderExcluirA escola empreendedora depende antes de tudo ser originada de uma idéia criativa e inovadora, para que a empresa encontre um diferencial de mercado.
ResponderExcluir