Mercadólogos

quarta-feira, 23 de junho de 2010

"Escola de Poder: Um processo de Negociação"



A escola do poder, como o próprio nome já enfoca, é um processo que utiliza o poder e a política para negociar estratégias favoráveis a determinados interesses, com influência puramente econômica.

Podem-se distinguir dois tipos de poder o micro e o macro. O poder micro vê o desenvolvimento da estratégia dentro da organização como essencialmente político, um jogo de indivíduos e grupos. Já o poder macro vê a organização como uma entidade que usa seu poder sobre os outros e entre seus parceiros de alianças, como forma de relacionamento para negociar estratégias coletivas de seu interesse.

A formação da estratégia resulta de um processo de poder e política, seja como processo dentro da organização ou como comportamento da mesma com seu ambiente externo.

As organizações devem levar em conta que a estratégia do setor privado e a estratégia do setor público podem se influenciar e que em ambas a uma troca de poder onde, o do setor privado influencia no setor público e do setor público influencia no setor privado. Podemos dizer que ambos os setores tem tanto privado como público podem se utilizar da escola do poder, mas vemos que é mais nítido na setor público: órgãos governamentais, partidos políticos e entidades filantrópicas.


2 comentários:

  1. Vejo que pode haver uma divergência nesta escola pois pode acontecer como um famoso ditado: "...de o poder há uma pessoa e vai conhecer quem realmente ela é...". Neste há um interesse de escolhas pois pode ter um planejamento interno especifíco para cada área da empresa por beneficiar alguém ou lago e no externo vantagens e desvantagens para influenciar pessoas ou empresas.

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  2. Um ótimo exemplo de empresa que se ultiliza de poder é a emissora televisiva Globo, sua influência é tão grande que foi capaz de eleger seu candidato favorito a presidente da nação.

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