Mercadólogos

quarta-feira, 23 de junho de 2010

"Escola de Design, um processo de Concepção "





A perspectiva original, criada por Selznick (1957), seguida por Chandler (1962) e melhor definida por Andrews (em Kearned ET Al.,1965) - vê a formação da estratégia como a obtenção do ajuste essencial entre as forças e as fraquezas internas com as ameaças e oportunidades externas.

Dessa forma surge a "análise S.W.O.T" que nada mais é que analisar os pontes fortes e fracos da empresa, tanto no seu ambiente interno como no ambiente externo. As empresas analisam como fatores como a econômia, a saída de um concorrente do mercado, ou a junção de outros podem afetar sua estratégia, e em contra partida, analisa também, se seus funcionários estão bem treinados, se seu produto possui qualidade, ou se a imagem da empresa está bem perante seus clientes.

Um bom exemplo da utilização dessa escola, é a “Baterias Moura”, essa empresa, analisa todos os fatores externos e internos antes de colocar uma estratégia no ar, busca conhecer seus concorrentes a situação da econômica, e todos os fatores que possam beneficiá-la ou prejudicá-la conseqüência desse planejamento e conhecimento do seu ambiente, faz com que ela esteja entre as mais vendida e a marca mais lembrada em baterias automotivas em pesquisas “top of mind” há anos, mesmo com toda concorrência em São Paulo, cerca de 120 marcas diferentes, ela detêm cerca de 18% do share em São Paulo e em algumas cidades do Nordeste esse número sobe para 92%.

2 comentários:

  1. Ainda hoje estamos usufruindo dos conceitos de décadas atrás, precisamos criar novas ferramentas para novas formas de administrar.
    Concordo com verificar-mos os pontos fortes e fracos de uma organização além das ameaças e oportunidades, mas estas estão mais concentradas na força do capital intelectual da empresa do que na propria empresa.

    ResponderExcluir
  2. A escola do design é a mais influente escola de formação de estratégias, conseguiu canalizar as principais idéias na sua base literária. Conceitos como SWOT - análise de pontos fortes e fracos da organização e avaliação de oportunidades e ameaças do ambiente da organização são elevadamente difundidos entre acadêmicos, consultores e administradores em geral

    ResponderExcluir